sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Você já se perguntou como surgiram as matérias da escola ?


História da Matemática ...

Ao final do século XVIII, Leibnitz, na Alemanha, e Seki Kowa, no Japão, desenvolveram métodos de resolução de sistemas lineares baseados em tabelas numéricas formados pelos coeficientes das equações que compunham esses sistemas. Essas tabelas numéricas deram origem ao que hoje denominamos matrizes que, além de serem aplicadas ao estudo dos sistemas lineares, possibilitaram o desenvolvimento de novos ramos da matemática.
Durante o século XVIII, diversos matemáticos desenvolveram estudos sobre algumas propriedades dessas tabelas. Entre os vários trabalhos desenvolvidos, destacam-se os de Pierre S. Laplace (1749-1827) e Alexandre-Théophile Vandermonde (1735-1796).
No início do século XIX, Augustin Louis Cauchy (1789-1857) apresentou um importante trabalho sobre essas tabelas, a partir do qual outros matemáticos, Carl G. J. Jacobi (1804-1851),Artur Cayley (1821-1895), James J. Sylvester (1814-1897) e Francesco Brioschi (1824-1897), desenvolveram e sistematizaram definições, propriedades, operações e aplicações até hoje utilizadas.

História da Lingua Portuquesa
história da língua portuguesa cobre a história da evolução da língua portuguesa desde a sua origem no noroeste da península ibérica até ao presente, como língua oficial falada em Portugal e em vários países de expressão portuguesa. Em todos os aspectos - fonéticamorfologialéxico e sintaxe - o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim com influências menores de outros idiomas, originado no latim vulgar trazido por colonos romanos no século III a.C.. Após a queda do Império Romano e asinvasões bárbaras no século V d.C., o português arcaico, também chamada pelos linguistas galaico-português, começou a diferenciar-se de outras línguas românicas ibéricas. Usado em documentos escritos desde o século IX, em 1290 terminada a reconquista, foi decretado como língua oficial pelo rei D.Dinis I de Portugal. No século XIII tornou-se uma linguagem madura, com sua própria literatura. O salto para o português moderno dá-se norenascimento, sendo o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (1516) considerado o marco do seu início. A normatização da língua foi iniciada em 1536, com a criação das primeiras gramáticas, por Fernão de Oliveira eJoão de Barros. A partir do séc. XVI, com a expansão na era dos descobrimentos, a história da língua portuguesa deixa de decorrer exclusivamente em Portugal, abrangendo o português europeu e o português internacional. Em1990 foi firmado um tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, assinado por representantes de AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-Bissau,MoçambiquePortugal e São Tomé e Príncipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário